Home
Empresa
Produtos
logotopo
Exportação
Representantes
Contato
Compromisso com a Saúde

revista doce1

Indústria estabelece metas para aprimorar valor nutricional de alimentos e torná-los mais saudáveis.

Os fabricantes de biscoitos, massas alimentícias e pães e bolos industrializados, representados pela ABIMAPI, têm se comprometido com diretrizes estabelecidas pelo poder público de forma a melhorar o valor nutricional de seus produtos. O Ministério da Saúde (MS) e associações representativas do setor assinaram em 2008 e renovaram em 2011 termos de compromisso para redução das quantidades de gordura, sódio e açúcar em alimentos processados. A construção de acordos e compromissos com as associações traz como principais vantagens a representatividade do mercado (que varia de 60% a mais de 90%, de acordo com o produto em questão), a força de implantação das mudanças, bem como impessoalidade e desvinculação com marcas.

A diminuição do uso da gordura trans, por exemplo, já é uma história de sucesso. Em 2008, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) recomendou a redução da quantidade de gorduras trans a valores não maiores do que 5% do total de gorduras em alimentos processados e não maiores que 2% do total de gorduras em óleos e margarinas. Dois anos depois, constatou-se 93,4% de alcance de metas pelas indústrias representadas pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia). O resultado correspondeu a 250 mil toneladas de gorduras trans que deixaram de ser incorporadas a produtos processados.

Sobre o teor de sódio em específico, a ABIMAPI, em 2011, firmou junto ao MS um termo de compromisso para limitar a quantidade desse ingrediente usada em alimentos processados. O objetivo do setor é cooperar para redução da ingestão diária de sal para menos de 5g por pessoa até 2020. Pelas estimativas do MS, o consumo médio do brasileiro é de 12g ao dia, mais que o dobro da recomendação máxima.

A indústria de alimentos, no escopo dos setores sob o guarda-chuva da ABIMAPI, ficou ainda responsável por adotar critérios para redução de sódio em seus produtos, de acordo com valores iguais ou menores do que os firmados para cada categoria. Entraram nesse acordo os segmentos de macarrão instantâneo, bisnaguinhas e pães de forma industrializados. Os biscoitos e bolos prontos ingressaram no projeto em uma etapa seguinte. Desde 2012, são instituídas metas bianuais, considerando critérios como viabilidade tecnológica, manutenção das características dos produtos e aceitação pelo consumidor. O prazo para adaptação termina em 2020.

Há também avanços com relação à redução da quantidade de açúcares. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008/2009, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há consumo excessivo de açúcares pela população brasileira (61%). O MS, dando continuidade ao plano de ação nacional para melhorar a qualidade nutricional dos alimentos comercializados no Brasil, tomou como próximo passo limitar a ingestão de açúcar livre por meio de acordos a serem firmados com as entidades representantes das unidades produtoras.

Como associação, a ABIMAPI conduz, de maneira permanente, trabalhos que visam articular o envolvimento e comprometimento dos segmentos que representa e estimula a adoção de sistemas de controle de qualidade dos produtos. À entidade cabe também o incentivo ao treinamento e capacitação da indústria e monitoramento dos resultados a partir de informações fornecidas por suas associadas.

“Além de seguir as normas propostas pelos órgãos reguladores, nossa indústria, inovando em seus processos, colocou em prática uma diversidade de iniciativas que buscam tornar os alimentos mais saudáveis, colaborando para a qualidade de vida da população e para a prevenção de doenças”, assinala Claudio Zanão, presidente da ABIMAPI. •

Matéria extraída do link:http://docerevista.com.br/compromisso-com-a-saude/

 


BISCOBOM ALIMENTOS LTDA
Rua Leopoldo A. Hinterholz, 190 - Centro - Mato Leitão - RS - Brasil
PABX: 51 3784-1305 - biscobom@biscobom.ind.br
Copyright © 2015 Biscobom Alimentos Ltda - Todos os direitos reservados